quinta-feira, 8 de abril de 2010

Graaaande Prefeito!!!!!


Pois eis que estava assistindo ao jornal do almoço, comendo meu strogonoff de ontem requentado acompanhado por um copo de coca-cola sem gás, e vi uma instigante matéria sobre o fechamento da avenida Paulo Fontes, no coração de Florianópolis, em frente ao Terminal de Integração do centro da cidade.
Eu sempre me admiro com o quão geniais podem ser os gestores públicos. A capacidade e tenacidade daqueles que gerem o belo município que me pariu, é realmente assombrosa.

No dia 15 de outubro de 2009, fecharam a tal da avenida.

Minha estupefação não é com o fechamento em si. Ele pode até ser bom. Não chego a ser contra, mas também não sou a favor, e não que esteja em cima do muro, só não parei para pensar muito a respeito. Acho que nos dois casos, fechando ou mantendo aberta a avenida, teremos bônus e ônus.

O que realmente me encanta, é o excepcional brilhantismo com que a decisão foi tomada, o planejamento bem feito, a condução firme e bem orientada do projeto.

Segundo o vice-prefeito, entrevistado na reportagem, no fim de maio de 2010, será feita uma audiência pública, supostamente envolvendo todas as partes afetadas, para determinar o que será feito no local. As possibilidades são muitas, pode-se fazer uma passarela para os pedestres e reabrir a avenida, um túnel subterrâneo, ou ainda manter a avenida fechada, e fazer um belo boulevard com bares e cafés, tudo muito charmoso, meio parisiense. Todas as alternativas são interessantes dentro de determinado prisma, e preocupantes em outros. Mas não é das possibilidades e suas conseqüências que eu quero falar.

O que realmente me deixa boquiaberto, é saber que nossos perspicazes gestores públicos determinaram o fechamento de uma das artérias do centro da nossa cidade, cujo trânsito já era bastante conturbado quando a avenida estava aberta, e apenas sete meses depois vão decidir o que fazer com aquilo. É fantástico!

Imaginemos a cena:

_Com licença, Sr. Prefeito, o senhor mandou me chamar?

_Sim, sim meu caro secretário de obras, mandei sim. Pode entrar, fique a vontade!

_Pois não?!

_Seguinte, a nossa cidade está precisando de obras, muitas obras.

_Certo.

_Então eu quero que você vá lá e mande aterrar metade da Lagoa da Conceição.

_A Lagoa, senhor?

_Isso mesmo, a Lagoa! Aterre do lado esquerdo de quem vai para a Joaquina.

_E por qual motivo?

_Ah, sei lá. Depois a gente vê esse negócio de motivo. O pessoal não reclama que o trânsito lá é horrível? Diga que é para melhorar o trânsito, aumentar a segurança, melhorar o saneamento básico, alguma coisa assim. Mas se perguntarem o que vamos fazer, diga que já temos o projeto.

_E que projeto seria?

_PORRA, COMO ASSIM QUE PROJETO? Já falei que não sei, você é surdo ou o quê? Aterra lá, depois a gente vê o que faz, o povo só precisa ver que a prefeitura está trabalhando. Bota uma placa bem grande com alguma coisa do tipo: “Prefeitura de Florianópolis, trabalhando pelo bem estar do povo da cidade!”, crie uma frase bonita, de impacto, fale com o pessoal do marketing.

_Senhor, a Lagoa é importante, o pessoal vai chiar, tem os ambientalistas...

_Ah, para os ambientalistas diga que é para combater a dengue. Diga que o lado da Lagoa que vai ser aterrado tem muita água parada, e pelo bem da população a gente vai aterrar tudo! A dengue é um perigo, não podemos dar mole!

_O senhor acha que vai colar?

_E isso importa? O povo só precisa ver que a gente tá trabalhando, no que não importa. O negócio é trabalho, meu filho, trabalho! Vai lá e aterra aquela merda toda!

_Boto algum nome na obra?

_Boa, nome é sempre uma boa! Coloca “Complexo de Infra-Estrutura Municipal Governador Pedro Ivo Campos”, tô precisando fazer uma moral com os grandões do partido.

_Mas senhor, já tem ponte, teatro e avenida com esse nome. Que tal Vilson Kleinubing?

_Não, esse eu já batizei um elevado. E além do mais ele não era do partido. Ninguém do PMDB morreu recentemente?

_Não que eu me lembre...

_Que tal “Eduardo Pinho Moreira”? Ele pode até ficar emocionado com a homenagem e ficar meio sem jeito de concorrer ao governo, numa dessas sobra uma bocada pra mim.

_Não sei se é uma boa ideia, senhor.

_Bom, então coloca o nome do Guga, assim todo mundo vai gostar. Quando começarem a reclamar, diga que é uma homenagem ao nosso principal manézinho, e que toda homenagem para ele é pouco.

_É uma ótima ideia, senhor! Então, se o senhor me dá licença, vou lá dar as deliberações iniciais.

_Ah, secretário, só mais uma coisinha...

_Sim?

_Já aproveita e manda fechar a avenida Beira-mar norte também.

_Mas pra que, senhor?

_Mas você não aprendeu nada mesmo... E por acaso isso importa?

Um comentário:

jean mafra em minúsculas disse...

dário berger é retrato fiel de tudo de mais deplorável na politica brasileira. só nos resta uma alternativa diante de gente como ele (e luiz henrique da silveira e manoel pavan e seus pares), COMBATÊ-LOS!!!

e porque?!? porque é MUITO MAIS DIVERTIRDO. claro, há que se registrar também que temos ética e fé nos homens de boa vontade. mas devemos esquecer o quão importante é odiar e ridicularizar quem está no poder!!!

parabéns, david!!!