sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Agora falando sério: 20 de novembro, Dia da Consciência Negra


Leitores amigos, peço uma licencinha para mudar um pouco a rota do blogue. Só por hoje, prometo.

Diferente da maior parte dos blogues que acompanho, não faço deste espaço um diário onde emito minhas opiniões sobre as coisas. Escolhi fazer dele o meu livro virtual, aonde vou publicando, semana após semana, dois ou três novos contos a cada período.

Mas resolvi mudar um pouquinho, em função de um assunto que muito me interessa e faz pensar.

Dia 20 de novembro, dia da consciência negra.

Algumas cidades decretaram feriado nesta data, outras não. Florianópolis, minha terra natal, decretou feriado e agora voltou atrás.

Já ouvi várias coisas a respeito da data, pessoas apoiando a celebração, outras veementemente contrárias, enfatizando que trata-se de mais uma atitude separatista, uma vez que não existe o “dia da consciência branca.”. Ouvi comparações com a polêmica das cotas nas universidades para pessoas de pele negra. Enfim, muito pano pra manga.

Resolvi, então, relatar minhas reflexões acerca do tema.

Sou contra o feriado, a favor da celebração.

Sou contra o feriado por questões profissionais. Não sou contra ESTE feriado, sou contra TODOS os feriados.

Enquanto não me torno o mais novo fenômeno da literatura mundial, é o trabalho de coordenador de uma equipe de vendas, um ótimo trabalho, que garante o pagamento em dia do meu aluguel, condomínio, da prestação da minha moto e da ração dos meus gatos. Feriados quebram as minhas pernas, derrubam meu faturamento, logo, sou contra os feriados, incluindo este novo pretenso feriado de 20 de novembro.

Contudo, entretanto, porém e todavia, sou totalmente a favor da celebração do dia 20 de novembro.

Antes de qualquer coisa, você sabe o que ocorreu no dia 20 de novembro?
Eu dou uma forcinha, é o dia da morte de Zumbi dos Palmares.

Quem foi ele?

Foi o quarto zagueiro do Figueirense no ano de 1990, um time fantástico que contava também com Peçanha, Tita, Aguirregarai, Kremer, Toninho Cajuru e Edson Borges.

Mentirinha, não foi nada disso. Mas aquele time era mesmo fantástico!

Zumbi dos Palmares foi um dos primeiros brasileiros a se movimentar politicamente buscando o fim da escravidão no Brasil.

Lutou por isso.

Morreu por isso.

Há, na divulgação da data comemorativa, um erro de propaganda. As pessoas que querem celebrá-la, não souberam vendê-la aos demais brasileiros. Muita gente fica com o pé atrás, achando que é mais uma coisa exclusiva dos negros.

Mas eu percebo de maneira diferente. Primeiro, consciência não tem cor. A tal consciência negra, é a consciência que todos nós devemos ter, de que a cor da pele não confere a ninguém o direito de subjugar o próximo.

O dia 20 de novembro, dia da consciência negra, não é um dia de celebração dos negros, é um dia de celebração dos brasileiros.

Deveria ser lembrado com a mesma importância com que se lembra a assinatura da lei Áurea. Tudo bem, já não se lembra tanto assim da lei Áurea, mas foram acontecimentos importantes para que nos tornássemos uma nação mais justa, menos desigual.

Ainda não chegamos lá, mas se hoje estamos ano após ano melhorando na diminuição destas desigualdades, isso começou com a luta de alguns poucos corajosos, como o Zumbi dos Palmares, por exemplo.

Não é um dia dos negros, é um dia dos brasileiros.

O dia para celebrar a nossa igualdade em importância, independente da cor da nossa pele.

Não é o dia da consciência negra.

É o dia da consciência brasileira.

Celebremos, então!

2 comentários:

jean mafra em minúsculas disse...

muito apropriado, david!

Bruna Rafaella disse...

Ótimo texto, fora do comum, é bom mudar um pouco, é como uma conversa com você, que papo genial!
ah quero comprar seus livros logo que sairem, muito bom!

Beijos!!

bom feriado, rs.