quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

De: Papai - Para: Clara-Clarinha-Clarotinha


Oi filhota, só vim aqui rapidinho dizer que tô morrendo de saudades de ti.

É que me deu uma saudade tão grande agora, no meio da tarde, meio que do nada.
Saudade do tempo que tu ainda estavas na barriga redonda da mamãe, e eu te chamava de minha gordinha por que a barriga dela não parava de crescer. Aí eu ficava falando perto do umbigo da mamãe, para que quando tu ouvisse a minha voz após sair da barriga dela, olhasse para mim e me identificasse na hora, pensando: “ah, então aquele ali é o papai? Gostei dele! Não falei lá de dentro, mas eu também te amo, papai! Cada vez que tu disse isso, eu falei lá de dentro da barriga ‘eu também’. E, sim, eu ouvia bem melhor quando tu falavas perto do umbigo!”

E por mais que a coisa que mais me doa no coração seja te ouvir chorando, fiquei com muita saudade do dia em que lá na maternidade, ouvi pela primeira vez a tua voz através de um chorinho tão lindo, tão pequenininho, como que perguntando “o que tá acontecendo comigo???”
Depois me deu saudade quando tu sorrias meio sem saber ainda que aquilo era um sorriso, mas via que eu e a mamãe ficávamos super babões no final do teu banho, colocando o talquinho antes da fralda e tu rindo pra nós dois. E tu rias mais ainda quando eu e a mamãe ficávamos brincando com os teus pezinhos, dizendo que o teu dedinho mindinho do pé é um ultra-super-mini pinhãozinho.

Depois deu saudade do tempo em que tu começou a engatinhar, toda durinha, toda independente, descobrindo os espaços ao teu redor.
E morri de saudade da primeira vez que tu falou: “Papai”, e eu chorei feito um bobão, e tu ficou meio assustadinha sem entender direito por que eu estava chorando, até que eu te peguei no colo, te enchi de beijos, te apertei, e tu caiu na gargalhada!

E me lembrei direitinho do dia em que tu me olhou com os olhinhos arregalados de surpresa quando viu uma borboleta pela primeira vez, e falou toda feliz: “olha papai, uma boboueta, é mais bonita que no livinho!”.
E me apertou o coração de saudade só de lembrar de ti, toda mocinha, vestindo um avental igual ao da mamãe para ajudar ela a fazer bolinhos.

E fiquei com saudades de te ver brincando com o Zé e com os gatinhos, rolando no chão da sala com os quatro, enchendo toda a casa de alegria através das tuas gargalhadas.
Como é bom ouvir tuas gargalhadas!

E fico assim, Clarinha, morrendo de saudades de ti, de ficar te olhando e achando no teu rosto os traços do rosto da mamãe, nos teus cacoetes as minhas manias, imaginando estas e todas as outras etapas que vamos viver juntos, nós três e nossos bichinhos, depois teus irmãos ou irmãs, e te amando cada milésimo de segundo mais e mais, por encher nossa vida de tanta coisa boa!
Sabe o melhor de tudo?

É que apesar dessa saudade tão grande que estou sentindo, quando chegar em casa, daqui a pouco, vou me ajoelhar na frente da mamãe, encher a barriga dela de beijinhos, vou dizer pertinho do umbigo dela: “Como eu te amo, Clara-Clarinha-Clarotinha!”, e sei que lá de dentro tu vais ouvir e, de algum modo, vai entender o que estou dizendo, de algum modo vai sorrir e de algum modo vai dizer: “Eu também, papai!”

4 comentários:

Pri disse...

Ai Gsuis, que papai poeta e babão. Sim, da saudades disso tudo e mais uma lista enorme... Da saudades de ve-los dormindo quando bebês (ou no resto da vida) e estar presente nos sorrisos durante o sono. Ou melhor ainda, é quando eles acordam, e você está ali presente e eles sorriem pra você, e você se sente a pessoa mais amada e importante da face da terra... Da saudades dos primeiros passos, e de todas as tentativas pra chegar neles... Da saudades da bagunça no banho e da alegria na hora das bolinhas de sabão... Ai... Tanta saudade.... Mas o delicioso mesmo é saber que você vai ter saudades do dia de hoje, na semana que vem, então depois que tem filhos você meio que se obriga a ter um dia melhor que o outro... ;)

Daniela Delias disse...

Olá, Dom! Que lindo esse cantinho. Sou professora no curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande, e segunda-feira estava trabalhando com os meus alunos o tema gravidez e construção da parentalidade. E falávamos sobre isso, sobre a riqueza dos depoimentos dos pais em pleno processo. Vou indicar a leitura do blog. Boas-vindas à Clarinha! Abração :)

Daniela Delias disse...

Perdão, digitei teu nome de forma errada. Abração, Don :)

Bruna Rafaella disse...

Ohh Que lindoooo, fiquei imaginando ela, vocês, sua linda família toda cor de rosa!
O tempo é uma viagem, essa expectativa, nossa...
Muito lindo, parabéns papai!
Me emocionei!