sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

E 2010... Foi bom pra você?


Pois bem, caríssimos leitores, eis que 2010 acordou desenganado pelos médicos.

A família tentou de tudo o que era possível, ordenou que os médicos não economizassem, disporiam de todos os recursos que estivessem ao seu alcance, não mediriam esforços para salvar o ente querido, mas, não adianta. Neste momento 2010 agoniza moribundo, e o seu fim é certo, inapelável, inescapável, com a morte sentada a beira da sua cama, fechando um cigarrinho de palha e limpando a unha do dedão com a ponta da sua foice, enquanto aguarda o momento das vinte e quatro badaladas para ceifar a vida de mais um ano.

No primeiro dia deste ano que agora definha a passos largos rumo ao seu jazigo perpétuo, eu fiz um post com uma série de promessas possíveis, ao invés daquelas promessas incríveis que todos costumamos fazer no fim de cada dezembro.

Como compartilhei com meus queridos leitores as promessas, vamos ao resultado de cada uma delas para ver como me saí neste ano que já era:


1 – Prometo que vou engordar dois quilos.

Engraçado, nos quatro anos anteriores, prometi emagrecer e não consegui, pelo contrário.

Contudo, entretanto, porém e todavia, neste que prometi engordar, emagreci.

E não foi resultado de nenhum esforço dietético não. Em 2010, tive alguns probleminhas de saúde, nada grave, mas que me exigiram um pouco mais de cuidado do que os resfriados dos anos anteriores. Soma-se aí uma rotina exaustiva de trabalho e, como resultado, ao invés de engordar os dois quilos prometidos, emagreci três. Até minha indesejável barriga de cerveja deu uma considerável diminuída. Não acabou, é claro, mas já não me envergonha tanto.

Resultado: Promessa não cumprida.


2 – Prometo que não vou me matricular nas matérias de terça e sexta feira.

Esta promessa foi feita no intuito de não reprovar mais por falta nas matérias que coincidiam nos dias de jogos do meu amado, idolatrado, salve e salve Figueirense. Mas eu me matriculei.

E, óbvio, rodei por falta nas matérias que coincidiam nos dias de jogos do Figueirense.

Eu – embora possa não parecer – sou uma pessoa bastante politizada. Tenho uma série de sugestões e observações sobre as mais diversas melhorias que nosso país necessita.

Uma das considerações mais relevantes que eu faço sobre o nosso sistema educacional, mais do que o reajuste do salário dos nossos heróicos professores, mais do que a segurança nas escolas públicas, mais do que as obras de infra-estrutura, mais do que a reformulação do sistema de ensino, é o fato absurdo, até inescrupuloso, eu diria, de marcar aulas em dias de jogos do Figueirense.

Dias como este são de uma rara beleza e magia para toda a humanidade, logo, deviam ser respeitados por lei.

Mas o Brasil é uma casa da Mãe Joana, nem momentos importantes com este não são respeitados pelos nossos governantes.

Resultado: Promessa não cumprida.


3 – Prometo que vou beber melhor.

Pois bem, enquanto bebi, realmente bebi melhor. Melhorei a qualidade dos vinhos que me faziam companhia todas as noites, comprei algumas garrafas realmente especiais, coisa boa mesmo.

Contudo, entretanto, porém e todavia, em função dos supracitados problemas de saúde que me fizeram companhia neste ano, parei de beber.

Sim, sim, sim. Parei de beber por força das circunstâncias. No começo foi bem difícil. É complicado sair de um dia pesado de trabalho, e não tomar uma cervejinha para aliviar a tensão, é complicado chegar na noite de sexta-feira, dia de encontrar meus amigos langanhos na bela praia de Sambaqui, e tomar coca-cola enquanto eles bebericam suas heiniken’s. Mas eu sobrevivi. E hoje já estou praticamente habituado a essa nova configuração (não)alcoólica.

Acreditem, leitores amigos, existe vida além da cachaça.

Resultado: Promessa parcialmente cumprida.


4 – Não vou lavar minha moto semanalmente.

Para ser sincero, lavei a moto apenas uma vez no ano. Um daqueles dias que acordamos com a faxineira incorporada, dei uma geralzona no meu apartamento e, não satisfeito em ver cada um dos meus quatro cômodos brilhando (sala, cozinha, banheiro e quarto), ainda desci à garagem do edifício e dei um belo trato na pequena Gertrudes, ficou brilhando, linda, linda! Quem sabe no ano que já começa a mostrar a cabecinha na sala de parto, eu não torne isto um hábito. Quem sabe...

Resultado: Promessa cumprida!


5 – Não vou fingir que gosto de algo, só para ser educado.

Sabe aquele personagem imortalizado na interpretação do genial e saudoso Pedro Milani, o Saraiva? Então, ele foi inspirado em mim. Com a diferença que eu não sou tão elegante quanto ele nas críticas que faço.

Eu sou um cavalo, admito. Grande parte dos contos que publiquei neste ano, cujos personagens eram pessoas mal humoradas e grosseiras, busquei a inspiração em mim mesmo. Ou seja, além de grosseiro, narcisista.

Em função disto, ganhei um cantinho especial na lista dos mais detestáveis da banda Samambaia Sound Club, ou na imitação que os músicos atuais tentam fazer da ótima banda que um dia existiu. Mas eu gosto deles, mesmo. Enquanto pessoas e músicos individuais, enquanto banda, mantenho a mesma opinião dos polêmicos posts que fiz há meses atrás. Aliás, minhas opiniões daquela época foram até ratificadas depois de assistir aos vídeos do que a banda se tornou. Mas deixa pra lá, quero diminuir a probabilidade de apanhar na cara quando um deles me encontrar na rua, apesar de já saber que esta é uma possibilidade bastante grande.

Na época do texto sobre minhas promessas, eu escrevi:

“O infeliz que nasceu ali na Costeira do Pirajubaé, a viagem mais longa que o safado fez na vida foi até Águas Mornas, e aparecer na minha frente com uma bota de couro, medalhinha da Nossa Senhora Aparecida, imitando sotaque goiano e ouvindo no seu Gol rebaixado o último disco do “João Neto e Frederico”, vai ser mandado à merda sem dó nem piedade. Pode não adiantar porra nenhuma, mas tenho certeza que o desabafo vai me fazer muito bem! Ele pode ficar chateado? Foda-se ele! Foda-se ele e todas as duplas de “Sertanejo Universitário” do universo. Fodam-se todos batendo na palminha da mão, dançando na sola da bota, beijando a medalhinha da Santa protetora pregada no chapéu! Se foooooooooooooodaaaaaa peããããããoooooo!!!!!!

Mantenho a promessa.

Resultado: Promessa cumprida!


6 – Sacanearei com tantos argentinos quantos me for possível sacanear.

Não encontrei nenhum argentino na rua.

Resultado: Promessa não cumprida.


7 – Não vou dar moral pra gaúcho folgado!

Na época, escrevi:

“Para todo e qualquer gaúcho, seja ele colorado ou gremista, que vier tirar sarro me perguntando: “Bah, guri, mas me diz aí, o que o teu Figueira já ganhou na vida?”. Eu responderei de pronto: “Ganhou o coração da senhora sua mãe, ou tu achas que terias nascido se teu pai fosse gaúcho?”

Hoje, só me resta comprar uma camisa do Mazembe, que para deixar tudo ainda mais bonito, é alvinegro!

Resultado: Promessa cumprida.


8 – Prometo que vou parar de tirar o telefone da tomada para não ter que recusar convites de quase amigos para ir numa baladinha esperta. Vou cancelar minha linha telefônica!

Não cancelei minha linha telefônica, e não parei de tirar meu telefone da tomada. Continuo alimentando a lunática ideia de que, se tivesse a possibilidade, desinventaria o telefone. Além de mal-humorado, sou antissocial.

Resultado: Promessa não cumprida.


9 – Prometo que irei à mais almoços familiares nos finais de semana.

Olha, durante uns dez meses essa promessa não foi cumprida, mas na reta final do ano eu me tornei quase um bom filho e bom irmão. Frequentei com muito mais assiduidade os encontros familiares, e gostei.

Um beijo pro meu pai, pra minha mãe, pros meus irmãos e pra você.

Resultado: Missão parcialmente cumprida.


10 – Prometo que em 2011 eu tento uma listinha melhor.

Bom, esta nova listinha pretendo publicar só no ano que vem, na segunda dia 03 (talvez). Aí poderei avaliar se a promessa foi ou não cumprida.

Resumo da ópera.

2010 foi uma ano turbulento, mas de um modo geral foi bom. Muitos acontecimentos, crescimento em alguns aspectos, retrocesso em outros, mas o saldo foi positivo.

Tinha alguma expectativa, pois, de certo modo, era um ano cabalístico para mim. Afinal de contas nasci no dia dez de outubro as dez horas, ou seja, completei 31 anos exatamente as 10:00 do dia 10 do mês 10 do ano 10.

Mas, no fim das contas, foi um dia igual aos outros.

Chega de papo que vou arrumar a minha casa para começar 2011 com as coisas limpas e organizadas.

A todos vocês que acompanham este espaço, um ótimo réveillon, e que 2011 seja o mais incrível ano das suas vidas (até agora).

Beijo do magro barrigudo.

4 comentários:

Letícia Palmeira disse...

Eu tenho problema com promessas. Se prometo, não saio do canto. Por isso sigo no improviso.

Beijo e seja lá o que for.

Shuzy disse...

Então... Descanse em paz, querido 2010... E... Que venha 2011!

mundo da lu disse...

Em 2010 iníciei meu blog e conheci o seu... foi ótimo.
Em 2011 espero iniciar outros projetos, melhorar os antigos e conhecer outros bons escritores, gaúchos, argentinos ou tanto faz, digo não ao pré conceito.

Bruna Rafaella disse...

Em 2010 eu encontrei esse mundo de blogue, antes achava que isso era idiotice, não sabia que aqui poderia encontrar escritores incríveis, isso foi ótimo, estou descobrindo um novo conhecimento, e em 2011 espero encontrar outros também....

Tudo de bom pra você !!

eu aqui em 2011,12,13,45...
e assim vai!!!

=D