segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

E começa o segundo tempo da nossa gravidez, hora de pensar no quartinho da Clara!


Toca o telefone, do outro lado da linha a vovó Teresinha, minha mãe, pergunta depois das inicias saudações:

_E aí, meu filho, como vai ser o quarto da Clarinha? Quero fazer algumas coisas para enfeitar o quarto, mas preciso saber como vocês estão pensando a decoração.
Foi aí, só aí depois de cinco meses e uma semana desde o início da nossa gravidez, que nos demos conta que não paramos para pensar em como será o quarto da nossa filhota.

Curioso, isso. Pelo que eu me lembro das outras gestações que ocorreram próximas a mim, o quarto era sempre uma das primeiras coisas que se pensava. A cor das paredes, o modelo do berço, os enfeites para a cômoda, e nós nem aí para a hora do Brasil. Ou da Clara, melhor dizendo.
Fui até a porta do quarto que será o dela, e nele uma pilha de caixas de papelão, coisas entulhadas, uma espécie de depósito das nossas mudanças, coisas que ainda não acharam seus devidos lugares nos nossos armários, e estavam lá amontoadas. Algumas coisas da Clara também, pacotes de fraldas (desde que engravidamos compramos pelo menos um pacotinho cada vez que vamos ao supermercado), brinquedos, roupinhas, mas tudo meio amontoado em sacolas e caixas sobre uma bi-cama sem colchão.

Mas nosso desleixo com a decoração não se deu exatamente por desleixo, mas por mergulharmos de cabeça na nossa gravidez na outra borda da piscina, aquela das descobertas emocionais, físicas e ideológicas. Curtimos desde o início cada transformação no corpo da Pri, cada descoberta, lemos um monte de livros, artigos, blogues sobre gravidez, nos envolvemos com pessoas ligadas ao parto humanizado, viramos militantes disto, e foi tão grande nossa paixão pela gravidez ideológica, essa do respeito à mulher associada a uma paternidade extremamente ativa e participativa, que os adereços nos pareceram supérfluos, tanto que sequer pensamos neles. Foi muito importante essa primeira etapa de ativismo através da nossa própria gestação, mas estamos começando a entrar numa outra etapa, talvez a etapa por onde outras pessoas começam, mas só agora começamos a conversar sobre ela.
Nos últimos dias a Pri caiu de cabeça na organização do quarto da nossa Clarota, agora já está praticamente todo organizado, faltando apenas umas caixas do papai aqui, que pretendo dar um jeito nelas amanhã a noite. Agora os espaços começam a aparecer, e passamos a imaginar as cores.

Primeiro pensamos em fazer uma decoração de floresta, cheio de bichinhos – a exceção do leão, é claro, por questões de ética, bom gosto e boa educação. Depois, a Pri veio com a ideia de fazermos todo o quarto em tons de verde e rosa. Mas acontece que verde e rosa são as cores da Mangueira, e eu torço para a Mocidade Independente de Padre Miguel. Mas, tudo bem, a Mangueira também é legal, escola do Cartola, do Chico Buarque, dá para levar numa boa.
Esta nova etapa está sendo uma delícia. É incrível pensar que esse cantinho da casa que estamos imaginando, será uma das principais lembranças dela quando crescida. Esse cuidado é muito importante, pois em cada detalhe queremos que ela perceba o quanto é amada, e que cada vez que pensar na sua infância, pense com carinho no espaço que a mamãe e o papai prepararam pensando nela, que ela perceba em cada cantinho a nossa presença, do mesmo jeito que hoje sentimos a presença dela em qualquer coisa que façamos.

Um comentário:

Ligia Moreiras Sena disse...

Já que vcs enveredaram tão lindamente pelos caminhos da maternidade e paternidade ativas, já que estão buscando sair do senso comum e da matrix, que tal levar essa mesma busca para outras dimensões, como o dormir, o vestir, o comer, o cuidar, o trato com coco e xixi? Então nesse ponto da caminhada de vcs ao encontro da Clarinha, deixo umas sugestões de temas para vcs se divertirem pesquisando, já que sei que gostam disso: quarto sem berço, quarto montessoriano, cosleeping e seus benefícios, diaper free, fraldas de pano e SUPER IMPORTANTE: exterogestaçao. E sendo mais pitaqueira ainda, sugiro: leiam tudo o que puderem sobre esses temas ANTES de começar a pensar no quarto. vcs podem ter gratas surpresas - e economia financeira. A Clara vai gostar :) Beijocas