terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Hanami: uma missão linda exercida por mulheres muito especiais!


A nossa gravidez tem sido maravilhosa não apenas pela chegada da nossa Clara, mas pelo fato de através dela, estarmos entrando em contato com um universo enorme de pessoas maravilhosas!
Foi pela nossa gravidez, que o Jean e a Ana Carina – amigos de longa data – nos apresentaram a Ligia e o Frank. A Lígia tem sido na nossa gravidez uma espécie de ácido fólico, nos ajudando a fazer com que tudo transcorra e se forme do melhor modo possível.

Ontem tivemos outra experiência maravilhosa!
Nosso obstetra nos havia indicado um grupo de gestantes coordenado por enfermeiras obstetrizes, indicação reforçada com veemência pela Ligia e, assim, chegamos ao: HANAMI.

O Hanami defende, divulga e pratica o parto humanizado. Defendem, mas não o impõem, e apenas por isso já nos era motivo mais do que suficiente para estarmos presentes no encontro de ontem. Pois também defendemos o parto humanizado, tanto quanto defendemos o respeito às opiniões contrárias a nossa.
Foi uma noite deliciosa, tanto que depois de um dia inteiro de trabalho, passamos quatro horas de bate papo com elas e outros casais e nem vimos o tempo passar.

As profissionais do Hanami são mulheres muito especiais, destas que não se encontra todo dia. Não é sempre que as pessoas escolhem para reger suas vidas o caminho mais difícil, lutando contra preconceitos, resistências de forças econômicas e financeiras, mas não abdicam daquilo que assumiram como missão, fazer do parto uma experiência bonita, e não dolorosa.
O trabalho delas é focado na família prestes a crescer, e não num procedimento médico. Nesse meu período de aprendizado, muitas das coisas que li sobre o parto humanizado trata de devolver a mulher o papel de protagonista no nascimento dos seus filhos, tirando os holofotes dos médicos e seus bisturis, e voltando-os às mulheres e seus filhos.

Contudo, vi na explanação delas uma evolução nesses conceitos que estamos estudando. Mais do que tornar a mulher protagonista, o trabalho delas leva o protagonismo à família. E isso, para mim que estou numa batalha para gerar conteúdos que auxiliem pais a se tornarem mais participativos e ativos nas gestações de suas companheiras, foi muito bonito.
É um trabalho muito delicado que não intenta tirar o papel dos médicos obstetras, tampouco se restringir ao momento do nascimento. É ver a família com um organismo delicado. A família que recebe um novo membro é tão sensível e delicada, quanto o bebê em si. O cuidado com o todo, quando observado, cria a atmosfera necessária para que tudo transcorra de uma maneira bonita, tanto antes, quanto durante e depois do nascimento.

O trabalho da equipe Hanami não é realizar partos de bebês, o parto quem realiza é a mãe, mas elas auxiliam a trazer ao mundo famílias. Famílias saudáveis, com cada um dos membros conscientes dos seus papéis, nas suas relações, nos laços que estão se formando a partir dos que já haviam, e isso é emocionante, admirável!
Não entrarei em detalhes do trabalho que elas realizam, pois isso elas podem fazer muito melhor do que eu. Elas possuem uma página no Facebook onde é possível estabelecer contato, conhecer mais do trabalho e ter acesso à depoimentos de quem já as conhece.

Ficamos muito felizes por tê-las conhecido, foi realmente um privilégio poder entrar em contato com pessoas tão especiais neste momento tão importante que estamos vivendo, e do encontro ficou apenas a certeza de que ontem, foi apenas o primeiro de muitos que ainda hão de vir.


Um comentário:

Ligia Moreiras Sena disse...

Hummmmmmm....
Sinto um cheiro delicioso no ar...
<3

Beijos aos três!