segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

NÃO QUEBRE A CORRENTE!!!


Você já se perguntou como surgem as correntes virtuais?
Eu já.

Fim de ano e as correntes virtuais pipocam à todo vapor. O que me chama bastante atenção, é a urgência que cada uma destas correntes trazem consigo:

“Mande para 15 pessoas dentro de 3 minutos e você receberá uma benção em 48 horas”

“Mande para 30 pessoas dentro de 2 minutos e um milagre acontecerá na sua vida em até 7 dias”

Fico imaginando a cena:

Um santo qualquer que não tenha sido eleito para algum cargo do primeiro escalão eclesiástico, - Santo Asdrúbal, digamos - é nomeado responsável pelo departamento de TI do Jardim do Éden. Querendo mostrar serviço, reúne-se com o responsável pelo marketing divino, - São Tibúrcio, digamos - e resolvem implantar uma ação de prospecção da palavra do Senhor através das novas tecnologias.

Num primeiro momento, São Tibúrcio e sua equipe de querubins estagiários, resolvem bolar um lindo folder e divulgar a palavra do Senhor através da distribuição deste pelas ruas das cidades. Mas como terão que concorrer com os panfletos de casas de massagens que oferecerão: “Massagem completa com complemento manual por R$30,00. O.T. por R$35,00”, perceberão em pouco tempo que aquele tipo de mídia não trará o retorno desejado, dada a agressividade da concorrência.

Nisso, Santo Asdrúbal e seus arcanjos nerds, sugerirão utilizar o mailmarketing como ferramenta de evangelização. Farão uma bela apresentação em PowerPoint, colocarão imagens da virgem de Fátima, das crianças que presenciaram suas aparições, imagens de flores, e inserirão um belo texto contando a vida de alguém que se ferrou de todas as maneiras possíveis, morreu na desgraça, mas dizendo que valeu a pena, pois agora iria encontrar finalmente a paz nos braços do Senhor. As pessoas se emocionarão com a lição de bondade e altruísmo e, automaticamente, divulgarão para sua rede de contatos, e assim, a palavra do Homem estará novamente em voga.
São Tibúrcio concorda que a ideia é boa, mas por ser um estudioso do comportamento do consumidor, sabe que precisa estipular prazos e metas, se não a coisa não anda.

_Negócio é o seguinte – diz São Tibúrcio – a ideia é linda, fofinha, emocionante, o cacete. Mas o Homem quer resultado.

_Bom, - interpela Santo Asdrúbal – vamos oferecer algum brinde, um prêmio para quem divulgar.

_Porra Dudu – o apelido de Santo Asdrúbal, no céu, é Dudu – nossa verba é curta, velho. Sem contar que temos que fazer o fundo de campanha, não quero passar o resto da eternidade no segundo escalão. Não passei o pão que o capeta amassou lá na terra, para virar santo à toa. Tenho ambições aqui dentro, eu quero crescer na organização.

_Neste caso podemos utilizar a nossa cota de milagres e bênçãos.

_Boooa, essa ideia é boa.

_Para cada pessoa que a mensagem for reenviada, aquele que divulgou poderá escolher entre uma benção ou um milagre.

_Porra, mas aí também não dá Dudu, tem neguinho com três, quatro perfis no orkut, se o cara resolve divulgar pra todo mundo nós vamos extrapolar nossa cota de milagres e bênçãos. Primeiro temos que definir metas.

_Isso, se divulgar para 15 pessoas, ganha uma benção, se divulgar para 30, ganha um milagre.

_Gostei, isso mesmo! Mas também precisamos determinar um prazo. Benção é mais fácil de conseguir, dá para dar um prazo maior na divulgação, e um prazo menor no pagamento. Coloca aí: 3 minutos para divulgar e a benção será entregue em 48 horas.

_Legal, e no milagre a gente encurta o tempo de divulgação, afinal de contas milagre é milagre, o cara vai ter que divulgar em 2 minutos e entregamos o milagre em uma semana. Até por que milagre é aquela burocracia do caramba, tem um monte de protocolo, papelada, o diabo...

_Isso, fechou! Entenderam aí estagiários? Então parem com essa viadagem de tocar harpa, e mãos à obra.

E em pouco tempo, essas mensagens passam a abarrotar nossas caixas de mensagens, imagino que deva ser mais ou menos assim que acontece.

Bom, eu não sou santo - estou bem longe disso, inclusive - e nem faço milagres.
Mas para não deixar ninguém no prejuízo, faço a seguinte proposta:

Divulgou o blogue para 15 pessoas em 3 minutos, ganha uma garrafa de Brahma e uma porção de fritas.
Divulgou o blogue para 30 pessoas em 2 minutos, leva duas garrafas de Original e uma porção de frango à passarinho.

Que tal????

Se bem que, se eu não me engano, o espírito santo é uma pomba, logo, frango à passarinho pode pegar mal com "os homi".
Então fala lá pro Bigode suspender o frango à passarinho, e manda descer um X-Salada no capricho!

Palavra da salvação!

Um comentário:

Nayana disse...

Divulgar pra pelo menos uma pessoa por dia tá valendo??? já mandei pra Bahia, pra Porto Alegre e até pra Vargem Grande! ;)