quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Politicando: O circo eleitoral!


Eu não sei definir ao certo o meu sentimento em relação as eleições que se aproximam, estou num misto de desesperança e estupefação com o que se apresenta. Embora no meio de tudo o que tenha visto até agora, consiga enxergar algumas boas pessoas, não há um processo eleitoral sério.

Tenho acompanhado o horário político na televisão, e estou chocado com a ausência de propostas. O que existe é uma fórmula muito pasteurizada de tentar causar comoção popular. Mais do que um embate de propostas de governo, as campanhas eleitorais se transformaram numa guerra de marqueteiros. Os programas são coreografados, encenados, é tudo muito superficial e parecido.

Todos os candidatos vêm de famílias humildes, todos são ótimos pais e mães de família, todos foram militantes anti-ditadura, todos tiveram seus probleminhas com a polícia na sua juventude revolucionária e transformadora.

Além do apego sentimentalóide à família, a palavra do momento é: “carinho”. Todos querem se eleger por que se preocupam com as pessoas, por que governam e/ou vão governar com carinho.

EU NÃO QUERO CAFUNÉ, EU QUERO ALGUÉM QUE RESOLVA O QUE PRECISA SER RESOLVIDO!

Ninguém tem coragem de atacar o Lula, sua popularidade é altíssima. Mas em função disso, fica um joguinho morno, um tentando provar que é mais querido do que o outro. Querem ser eleitos pela sua simpatia, não pela sua capacidade de gestão.

O Serra é lindo! Deixou de ser José e virou o Zé Serra, tirou a gravata para tomar café com pessoas pobres que supostamente ajudou a operar as cataratas. Sempre que almoça ele come um pão, para passar no molho que ficar no prato ao fim da refeição, tudo muito simples e cativante. Virou um homem do povo, “quando Lula da Silva sair, é o Zé que eu quero lá”, diz o jingle.

A Marina é bem intencionada e talvez seja a única com um mote principal que orienta a campanha: o meio ambiente. Mas quase fico com pena dela na possibilidade de ser eleita, pois não terá apoio nenhum nem do congresso nem do senado. E a justa causa que ela defende não interessa aos demais partidos políticos e seus patrocinadores.

A Dilma teve a transformação mais radical de todas, mas acho inconcebível a possibilidade de votar nela. Ela foi fabricada há um ano para a presidência, basta pegar uma foto dela há doze meses e uma de agora. Ensinaram-na a se vestir, a se pentear, a falar, a parecer querida e simpática. Ela não é simpática, mas está simpática. Ela está linda com seu botox e seu penteado Hebe Camargo. Mas é pouco para assumir a presidência. Se ela não tiver um texto nas mãos, não consegue sustentar seus pretensos argumentos por poucos minutos que seja.

A clínica estética do PT atende também em Santa Catarina. A senadora Ideli Salvatti está uma gata! Ela que era uma mulata de cabelos crespos, tá praticamente a Beyonce da ilha da magia, com seus cabelos lisos de mexas louras.

Falando nela, eu me sinto agredido com a campanha desta senhora e do seu partido. Eles confiam tanto na popularidade do Lula, que não se deram ao trabalho de propor nada, de apresentar o que quer que seja, apenas usam bordões do tipo: “para continuar o trabalho de Lula no nosso estado, vote Ideli.”

Sra. Ideli, fale a verdade, a senhora está debochando da minha cara. Fazer um programa eleitoral na televisão imitando o programa da Ana Maria Braga, com direito a Louro José e tudo, é tripudiar da minha inteligência, da seriedade que se deveria ter num evento importante como são as eleições. Eu não sou fantoche, não mande um falar comigo. E pior, um fantoche para falar o que o Lula já fez. Eu sei o que ele fez, e admiro boa parte das suas ações enquanto presidente, mas não vejo nos possíveis sucessores pessoas capazes de dar continuidade a esse processo de desenvolvimento social e econômico pelo qual o Brasil vem passando aos trancos e barrancos, nos últimos dezesseis anos.

O nosso governador Luís Henrique da Silveira e seu fiel escudeiro Paulo Bauer, têm a indecência de divulgar um indicativo que aponta a educação do estado de Santa Catarina como a melhor do Brasil.

Vou lhes contar um fato, sem revelar nomes, pois trata-se de um menor que não tem por que ser exposto. Mas afirmo, isso realmente aconteceu, não foi algo que eu ouvi dizer, isso eu presenciei, foi com alguém muito próximo a mim.

Um menino de treze anos não quer nada com nada na vida, vagabundo como são boa parte dos meninos na sua idade. Mata aulas para jogar bola, não estuda, não presta atenção em sala, resultado: recuperação no fim do ano. Eis que, além de não ter ido às aulas quando deveria, não foi também às provas de recuperação. Aí você me diz: “então ele repetiu de ano, certo?”

ERRADO!

A professora chamou a mãe do menino, fez um discurso muito vazio dizendo que ele tinha potencial, que poderia considerar as notas das provas em que ele foi bem para substituir a nota da prova que ele não fez e uma balela do caramba. A mãe QUERIA que o filho reprovasse, a professora não deixou. A escola tinha metas de aprovação de alunos a serem cumpridas, a que custo, pouco importa. Detalhe, isso não aconteceu num coleginho pequeno de um bairro afastado, isso aconteceu no Instituto Estadual de Educação, maior colégio estadual de Santa Catarina.

Que educação é essa, Sr. Ex-governador? Será que ele não poderia reprovar por que isso afetaria os índices de desempenho da sua educação modelo?

Educação de qualidade vai muito além da doação de uniformes padronizados no início do ano letivo. Não sei se o senhor sabe, mas tem alguma relação com o processo de ensino-aprendizagem também.

O Brasil não precisa de alunos aprovados, precisa de alunos que tenham aprendido o que lhes foi ensinado. Mas talvez, se essas pessoas saírem da escola tendo aprendido algo, eles não venham a ser seus eleitores, não é mesmo?

Não sei se a educação dos outros estados é tão ruim, a ponto de a de Santa Catarina ser considerada a melhor, mas com certeza, boa, a nossa não é.

Não aceito votar nulo, tampouco em branco, mas estou realmente preocupado. É a primeira vez que tenho tanta dificuldade para escolher alguém que ache digno de me representar no poder legislativo e executivo.

Por que quando voto, penso sim de modo muito sério que aquela pessoa é quem vai me representar, logo, deverá defender os meus interesses, as coisas nas quais acredito serem as melhores para o local onde vivo, e para as pessoas deste local, assim como quando passo uma procuração à um advogado para que ele me defenda.

Mas é aí que começa a palhaçada toda. Um advogado que venha a me representar, estudou para isso, está interado das leis, dos trâmites, dos caminhos mais adequados, dentro dos parâmetros éticos e legais, para fazer com que as coisas aconteçam.

Um candidato não.

Recebi por email uma relação de alguns candidatos, suas fichas de inscrição no TSE, contendo nome, profissão, filiação partidária, orçamento a ser destinado para a campanha e escolaridade.

Eis alguns dos candidatos:

Popó, Marcelinho Carioca, Vampeta, Maguila, Romário, Danrlei, Gaúcho da Fronteira, Kiko (KLB), Leandro (KLB), Netinho, Sérgio Reis, Tati Quebra-barraco,Ronaldo Ésper, Dedé, Sérgio Reis, Tiririca, Batoré, Mulher Pêra, Mulher Melão.

Preparo, estudo, experiência nada disso é necessário. Não é necessário sequer interesse na causa pública.

O único pré-requisito é que se tenha um orçamento razoável para financiar a própria campanha, e ajudar a financiar as demais campanhas do partido a que se filiar.

E tem uma vantagem, diferente do meu trabalho, e provavelmente do seu, onde eu entro as 07:30 e saio as 18:00 de segunda a sexta, faça chuva ou faça sol, e caso não vá trabalhar terei o meu salário merecidamente descontado, lá em Brasília ninguém é obrigado a comparecer ao trabalho para ter a garantia do recebimento de todas as suas verbas remuneratórias, suas e do seu gabinete apinhado de encostados.

Administração não é brincadeira. Eu sou administrador, e por viver isso diariamente, por trabalhar com gestão, sei que não é brincadeira. É coisa muito séria, requer preparo, conhecimento, estudo, dedicação, capacidade de liderança, mais do que resolver problemas, é necessário saber reconhecê-los para poder antecipar-se a eles e, mais do que tudo, comprometimento.

Quando vejo um palhaço dizendo: “Vote Tiririca, pior que tá não fica”, tenho vontade de comprar uma passagem para a Noruega e nunca mais voltar.

Dos artistas-esportistas-candidatos que citei acima, a maior parte deles tinha ensino fundamental incompleto. Maguila e Mulher Pêra preencheram na sua escolaridade que apenas leem e escrevem, sequer cursaram a escola.

Agora, por favor, me expliquem como uma pessoa que apenas lê e escreve vai ter capacidade de elaborar uma lei, de redigir uma lei, de analisar a proposta de lei de algum outro deputado? Lei é coisa muito séria, não pode ser tratada com tamanha leviandade!

Na minha faculdade, uma faculdade muito bem conceituada cheia de pessoas ricas e influentes (eu não sou uma delas, infelizmente), eu percebia a imensa dificuldade de boa parte dos alunos em interpretar textos simples. Agora imagine uma pessoa que tem apenas o ensino fundamental incompleto.

Quando que o Vampeta teve alguma preocupação com a causa social? Foi, durante alguns anos, um excelente volante, mas até então jamais tinha percebido nele algum interesse social genuíno além de cerveja, carros importados, festas e loiras gostosas.

Para qualquer concurso público, independente da complexidade do cargo, exige-se uma escolaridade mínima, para ser deputado federal não.

Não acredito que muita coisa vá mudar, enquanto forem permitidas candidaturas como estas. Isso devia ser proibido por lei! Deveria haver uma prova de avaliação do candidato para saber se ele realmente tem capacidade para tornar-se um legislador. Se eu, você, qualquer um de nós, formos concorrer a uma vaga de emprego, seja ela qual for, passaremos por uma grande triagem. Entrevistas, dinâmicas de grupo, testes psicológicos e práticos, enfim, toda uma gama de avaliação que eu acho justa e extremamente coerente. Contratar a pessoa errada é caro, perde-se o bem mais valioso de todos, o tempo. Por isso estes processos são tão importantes.

Estou cansado de perder o meu tempo com os maus candidatos que são eleitos, mas isso inicia num processo de triagem muito esdrúxulo, que não requer nada dos candidatos à vaga oferecida, apenas dinheiro e alguma popularidade.

Brasil, por favor, me respeite.

5 comentários:

jean mafra em minúsculas disse...

DAVID, QUERIDO, LAVASTE MINHA ALMA!

Anônimo disse...

Nenhuma novidade, não é mesmo?

Acontece que passando tempo a gente vai cansando mais e se revoltando mais também.

Eu adoro assistir programa eleitoral, é uma das melhores comedias que alguém já pode ter escrito (?), não tem teatro de quinta que faça eu me divertir tanto. É a desgraça da propria vida ali mesmo. Que coisa.

Mas e daí? Que me adianta? Passada as eleições continua tudo a mesma coisa, e pq? Pq isso acontece? Pq os candidatos se apresentam dessa forma? Pq? Pq a gente, cambada de idiota permite, todos nós (e não só o tal do povo, que todo mundo prefere culpar a se incluir nessa massa). E o que podemos fazer? Responder na urna eletrônica nossa indignação? Mais risos ainda.

Eu quando não concordo com os candidatos apresentados VOTO NULO. É um direito constitucional que as pessoas tem de mostrar que não estão nada, nada satisfeitos com o que apresentado e se fosse maioria eles teriam que apresentar outros candidatos.

Mas há os que são contra e há os que são a favor e a verdade é que isso nem é tanta coisa assim. Terminada as eleições continua tudo a mesma coisa - repetindo - e pq?

E o que podemos fazer? O que faremos pra mudar isso? Nada, simplesmente nada!

Começam embates, debates, fulano isso, partido aquilo, botox, voto nulo não, proletarios e o diabo a quatro e daí? Eleições que vem estarão todos lá de novo, com outra cara, outro penteado, mas com os mesmo absurdos de sempre.

É pra rir, né?

Beijos Xixa

(Alguém consegue me explicar o que de fato está nas entrelinhas desse discurso: vou defender o valores éticos e morais, vou defender a reestruturação da família brasileira?!?!?!)

ADRIANO disse...

ENTÃO...ACHO SUPER COERENTE OS COMENTÁRIOS PRINCIPALMENTE NESSE PAÍS RIDÍCULO EM QUE VIVEMOS...MAS ASSIM,SE A MÃE QUISESSE REALMENTE QUE O FILHO REPROVASSE ELA SIMPLESMENTE FIRMARIA A POSIÇÃO DELA EM RELAÇÃO A DECISÃO,FÁCIL FICAR FALANDO E N/ÃO TOMAR ATITUDE ALGUMA,AFINAL DE CONTAS ELA É MÃE,E TEM TOTAL DIREITOS SOBRE O MENOR NO CASO SEU FILHO.
EM RELAÇÃO AS CANDIDATAS,NÃO VEJO NENHUM PROBLEMA EM ELAS FICAREM OU AO MENOS TENTAREM FICAR MAIS BONITAS,OU MELHOR APRESENTÁVEIS,QUE MAL HÁ NISSO? SERÁ QUE SOMENTE AS TOP MODELS TEM DIREITO A ISSO? O FATO DELAS SEREM POLÍTICAS NÃO INTERFERE CASO ELAS QUEIRAM FAZER CABELOS OU SE MAQUIAR,SÃO PESSOAS,SÃO MULHERES.
AH!! CHAMAR A CANDIDATA DE MACHORRA? ENTÃO QUERIDO PRECONCEITO COMEÇA EM VC MESMO, E SE ELA FOR? QUAL É O REAL PROBLEMA NISSO? O BRASIL É QUE ESTÁ DESPREPARADO PARA "TOLERAR" HOMOSSEXUAIS NO PODER NÃO É MESMO?
CONCORDO QUE POLÍTICO É TUDO FARINHA DO MESMO SACO,MAS SE NÃO FOSSE PELOS ELEITORES BRASILEIROS TALVEZ ELES NÃO EXISTIRIAM,ENTÃO PQ POUPAR NÓS ELEITORES BRASILEIROS? AH VAI JUSTIFICAR QUE O BRASIL ELEGEU O TIRIRICA EM PROTESTO?NA MINHA LÍNGUA...TA BOAAAA!!!ELEGERAM PQ QUISERAM,E SINCERAMENTE NÃO ACHO QUE O LULA FOI ESSE PÉSSIMO PRESIDENTE COMO A MAIORIA DIZ,BRASILEIRO ADORA,AMA CRITICAR,E FAZER FILHOS COLOCAR NO MUNDO E PRONTO,PARA EDUCAR O PAÍS E OS GOVERNANTES QUE SE PREOCUPEM COM ISSO...PORTANTO SOU O PRIMEIRO A FALAR MERDA DESSES GOVERNANTES DE MERDA,MAS BRASILEIROS TAMBÉM SÃO DE MERDA! NÃO SABEM FAZER NADA ALÉM DE FAZER FILHOS,ASSISTIR A REDE GLOBO,E ADORAR FOFOCAS DE REVISTAS.

Don Mattos disse...

Olá Adriano, fico feliz com o seu comentário, espero que leias a resposta. Vamos por partes.

Primeiro, caso interessar possa, sim, a mãe retirou o filho do colégio citado no post, matriculou-o em um outro e fez com que ele repetisse o ano.

Segundo, não há problema algum em as pessoas se cuidarem, se maquiarem, se arrumarem, sejam elas top models, governadoras, professoras, garis, enfim, não existe pecado em cuidar de si. O que está em questão, não é a auto-estima das candidatas citadas no texto, a questão é uma transformação estética fabricada com o fim de tornar as candidatas mais atrativas para os eleitores. Uma trasnformação estética após os sessenta anos em uma pessoa pública, tem como único objetivo tornar a sua imagem um produto mais atrativo, e não uma genuína intenção de cuidar de si. Votei na Marina, que não era a mais bonita no pleito, mas isso era o que menos importava. Votei na Marina, que é evangélica, mesmo eu sendo ateu. Não voto no presidente pensando em ser catequizado, mas em quem eu acredito que tenha a capacidade de gerar as transformações que eu acho necessárias, e acreditei que ela era essa pessoa. Mas assim como pouco me importou a religião, opção sexual, ou beleza estética dela para definir o meu voto, ouvi muita gente dizendo que não votaria nela por que não queria uma presidente "feinha".

Não sei a sua idade, mas se tiveres mais de trinta, certamente lembras das eleições de 89, de como era o Lula, e de todas as transformações estéticas tanto na parte física quanto no discurso, para conseguir depois de três fracassos eleitorais, conseguir enfim ser eleito.

Não acho que ele tenha sido um mau presidente, pelo contrário, apesar de não ter votado nele em nenhuma das eleições, reconheço e admiro alguns grandes avanços pelos quais o país viveu durante o seu mandato, e isso também está escrito no texto.

em que ponto do texto você viu alguma menção à "machorras", ou qualquer ataque à homossexuais?

Não tenho absolutamente nada contra eles, não me importaria ser governado por um(a) homossexual, desde que este tivesse capacidade de gestão, que é o cerne do debate que o texto propõem. Só não entendi onde você enxergou isso.

Enfim, acho que você deturpou algumas coisas, talvez se você der uma segunda lida com um pouco mais de atenção, sem pressa, pode perceber que o texto não traz nenhuma destas afirmações que você fez.

No mais, agradeço de novo pelo seu comentário, e seja sempre bem vindo quando quiseres passear por este espaço.

Don Mattos disse...

Olá Adriano, fico feliz com o seu comentário, espero que leias a resposta. Vamos por partes.

Primeiro, caso interessar possa, sim, a mãe retirou o filho do colégio citado no post, matriculou-o em um outro e fez com que ele repetisse o ano.

Segundo, não há problema algum em as pessoas se cuidarem, se maquiarem, se arrumarem, sejam elas top models, governadoras, professoras, garis, enfim, não existe pecado em cuidar de si. O que está em questão, não é a auto-estima das candidatas citadas no texto, a questão é uma transformação estética fabricada com o fim de tornar as candidatas mais atrativas para os eleitores. Uma trasnformação estética após os sessenta anos em uma pessoa pública, tem como único objetivo tornar a sua imagem um produto mais atrativo, e não uma genuína intenção de cuidar de si. Votei na Marina, que não era a mais bonita no pleito, mas isso era o que menos importava. Votei na Marina, que é evangélica, mesmo eu sendo ateu. Não voto no presidente pensando em ser catequizado, mas em quem eu acredito que tenha a capacidade de gerar as transformações que eu acho necessárias, e acreditei que ela era essa pessoa. Mas assim como pouco me importou a religião, opção sexual, ou beleza estética dela para definir o meu voto, ouvi muita gente dizendo que não votaria nela por que não queria uma presidente "feinha".

Não sei a sua idade, mas se tiveres mais de trinta, certamente lembras das eleições de 89, de como era o Lula, e de todas as transformações estéticas tanto na parte física quanto no discurso, para conseguir depois de três fracassos eleitorais, conseguir enfim ser eleito.

Não acho que ele tenha sido um mau presidente, pelo contrário, apesar de não ter votado nele em nenhuma das eleições, reconheço e admiro alguns grandes avanços pelos quais o país viveu, e isso também está escrito no texto.

em que ponto do texto você viu alguma menção à "machorras", ou qualquer ataque à homossexuais?

Não tenho absolutamente nada contra eles, não me importaria ser governado por um(a) homossexual, desde que este tivesse capacidade de gestão, que é o cerne do debate que o texto propõem. Só não entendi onde você enxergou isso.

Enfim, acho que você deturpou algumas coisas, talvez se você der uma segunda lida com um pouco mais de atenção, sem pressa, pode perceber que o texto não traz nenhuma destas afirmações que você fez.

No mais, agradeço de novo pelo seu comentário, e seja sempre bem vindo quando quiseres passear por este espaço.