sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

FELIZ ANO NOVO!!!


Feliz ano novo!
Pois bem, eis que hoje já é ano que vem!
(a rima não foi proposital, mas nem por isso deixa de ser escrota, eu sei.)

Há pelo menos uns dez anos, eu me habituei a fazer uma listinha de objetivos para o ano que se inicia. Há uma semana eu encontrei várias destas listinhas, e percebi que não realizei praticamente nada daquilo que intentava.
Passadas algumas turbulências da minha vida, somadas as turbulências às listinhas, tomei uma decisão muito importante: não mentir mais!

O que em princípio parece fácil, com o passar dos dias percebe-se que não é tão simples assim, é complicado falar a verdade o tempo todo. Por exemplo, esses dias uma menina me mostrou uma foto dela tirada há um tempinho atrás, e educadamente eu disse: “nossa, como estás bonita nessa foto!” Ao que ela prontamente emendou: “por que, tá dizendo que eu sou feia?” (maniazinha desgraçada, essa que as mulheres têm. Se tu elogias a foto, ela acha que estás falando mal dela ao vivo. Só que tu não tá falando dela, tá falando da foto, mas não adianta, é difícil de explicar isso para as mulheres.) Como estou na fase de dizer somente verdades, fui obrigado a dizer: “sim, isso mesmo. Tu és meio feinha, mas estás bonita nesta foto. Não em todas as fotos, mas nesta sim.” Evidentemente que ela não gostou e não fala mais comigo. Mas pelo menos não vai poder dizer por aí que sou mentiroso.

Mas voltemos às listas de fim de ano.
Como meu objetivo é ser verdadeiro, listei apenas coisas que eu sou capaz de cumprir, e agora compartilho esta lista com vocês:

1 – Prometo que vou engordar dois quilos.

Não adianta me enganar, eu não vou entrar na academia. E não adianta me enganar, eu não vou comer menos. E não adianta me enganar, já estou na casa dos trinta, mesmo que eu coma metade do que eu comia quando tinha vinte, ainda assim vou engordar o dobro do que engordaria naquela época. Aliás, eu não engordava naquela época. Ai que saudade...

2 – Prometo que não vou me matricular nas matérias de terça e sexta feira.

Deste modo, não vou mais rodar por frequência em função de ter ido ao Scarpelli ver o Figueira jogar a fantástica Série B do campeonato brasileiro. Champions League não é nada perto da segundona! Real Madri x Milan tu podes ver todo dia, agora, não é sempre que acontece um: Figueirense x Asa de Arapiraca!

3 – Prometo que vou beber melhor.

Não, não adianta os apelos da minha mãe, eu não vou beber menos. Que ela se dê por satisfeita caso eu mantenha o que bebi em 2009. Mas pretendo beber melhor. Vou me esforçar para comprar vinhos cada vez melhores, caso meu orçamento não permita, cortarei os supérfluos, como o feijão e o leite, por exemplo.

4 – Não vou lavar minha moto semanalmente.

Quem é que anda nela? Então, problema meu. Deixa que na revisão mensal que eu faço na boa e velha Gertrudes, já está inclusa uma lavação! Uma por mês tá mais do que bom.

5 – Não vou fingir que gosto de algo, só para ser educado.

O infeliz que nasceu ali na Costeira do Pirajubaé, a viagem mais longa que o safado fez na vida foi até Águas Mornas, e aparecer na minha frente com uma bota de couro, medalhinha da Nossa Senhora Aparecida, imitando sotaque goiano e ouvindo no seu Gol rebaixado o último disco do “João Neto e Frederico”, vai ser mandado à merda sem dó nem piedade. Pode não adiantar porra nenhuma, mas tenho certeza que o desabafo vai me fazer muito bem! Ele pode ficar chateado? Foda-se ele! Foda-se ele e todas as duplas de “Sertanejo Universitário” do universo. Fodam-se todos batendo na palminha da mão, dançando na sola da bota, beijando a medalhinha da Santa protetora pregada no chapéu! Se foooooooooooooodaaaaaa peããããããoooooo!!!!!!

6 – Sacanearei com tantos argentinos quantos me for possível sacanear.

Se estiver no centro, e algum boludo me perguntar que ônibus tem que pegar para ir à Canasvieiras, vou colocá-lo dentro do ônibus que vai para Santo Amaro da Imperatriz. Sei que isso conflita com meu intuito de falar a verdade. Mas essa regra não vale para argentinos, apenas para seres-humanos.

7 – Não vou dar moral pra gaúcho folgado!

Para todo e qualquer gaúcho, seja ele colorado ou gremista, que vier tirar sarro me perguntando: “Bah, guri, mas me diz aí, o que o teu Figueira já ganhou na vida?”. Eu responderei de pronto: “Ganhou o coração da senhora sua mãe, ou tu achas que terias nascido se teu pai fosse gaúcho?”

8 – Prometo que vou parar de tirar o telefone da tomada para não ter que recusar convites de quase amigos para ir numa baladinha esperta. Vou cancelar minha linha telefônica!

9 – Prometo que irei à mais almoços familiares nos finais de semana.

Afinal de contas, nesses almoços sempre sobra comida pra cacete, posso trazer uma boa marmitinha para minha casa, assim gastarei menos com comida, e com o dinheiro que sobrar poderei cumprir melhor meu objetivo de número 3.

10 – Prometo que em 2011 eu tento uma listinha melhor, mas até lá vai esta daqui mesmo. Pode até não ser grande coisa, mas pelo menos essa eu sei que posso realizar!

Feliz ano novo!

Um comentário:

Lamaringoni disse...

tá boa, a lista!

e, contanto que não tenha um ponto assim "vou tomar menos banho pra economizar na conta de água e poder comprar mais vinho" tá valendo!